RSS Feed

CURIOSIDADES

Comments Off

- O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha. Até no exterior esta data já foi comemorada. E você, que tal comemorar este dia ouvindo um belo chorinho?

- O gênero já é tão difundido no exterior que existem grupos de choro nos EUA, Canadá, Japão, Alemanha, França, Israel e outros países.

- O choro é mais conhecido como gênero de música instrumental. Porém, um famoso choro "cantado" foi popularizado em 1942 pela cantora potiguar Ademilde Fonseca, que causou espanto geral cantando o rapidíssimo de "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu.

Altamiro Carrilho
- Um dos mais conhecidos músicos de choro é o flautista Altamiro Carrilho (1924-), que já gravou mais de cem discos e já compôs mais de duzentas canções, e continua na ativa!

- O violão de sete cordas é instrumento genuinamente brasileiro, talvez não em suas origens, mas com certeza em seu uso, técnica e linguagem. As pistas mais consistentes para seu aparecimento no Rio de Janeiro apontam para um grupo de ciganos que viviam no bairro do Catumbi e que usavam em sua música um violão de sete cordas com uma afinação diferente da ocidental. De acordo com depoimentos de Pixinguinha e João da Baiana, estes ciganos mantinham contato com a chamada "Pequena África", comunidade de negros nordestinos onde se definiu o samba urbano carioca. Foi talvez ali, por meio dos ciganos, que China (irmão mais velho de Pixinguinha) e Tute, os primeiros expoentes do sete-cordas, teriam tomado contato com o instrumento, ambientando-o nos repertórios de choro e, mais tarde, samba. (Luís Filipe de Lima)


Tecnologia do Blogger.